A Escola Profissional Raul Dória (EPRD) continua a reforçar o seu papel enquanto agente ativo de promoção da literacia digital e de ligação à comunidade educativa, através de mais uma iniciativa do projeto “Informática vai às Escolas”. Este projeto, dinamizado pela Diretora dos Cursos Programador de Informática, Técnico de Informática – Sistemas e Técnico de Contabilidade, Erica Marques, tem vindo a afirmar-se como um exemplo de boas práticas na articulação entre níveis de ensino, áreas de formação e instituições parceiras.
A parceria sólida que a EPRD mantém com o Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, em particular com a Escola Centro Escolar de Costa Cabral (1.º CEB / JI), tem permitido desenvolver um trabalho continuado de apoio a uma turma da 4.ª classe, promovendo competências digitais fundamentais desde cedo e despertando o interesse das crianças para o mundo da tecnologia.
Depois de sessões dedicadas à formatação de textos e ao pensamento computacional, chegou a vez de explorar uma ferramenta cada vez mais presente no quotidiano escolar e profissional: o Canva.
Nesta nova iniciativa, a EPRD levou até ao Centro Escolar de Costa Cabral uma equipa multidisciplinar composta por:
2 alunos do 11.º ano do Curso Técnico de Informática – Sistemas
2 alunas do 12.º ano do Curso Técnico de Contabilidade
Esta combinação revelou-se particularmente enriquecedora, demonstrando que a tecnologia é transversal a várias áreas profissionais e que competências digitais são hoje indispensáveis em contextos tão distintos como a informática, a comunicação ou a contabilidade.
O objetivo da sessão foi claro: ensinar os alunos da 4.ª classe a dar os primeiros passos no Canva, explorando de forma simples e intuitiva conceitos como design, organização visual e criatividade digital.
Desde o primeiro momento, o entusiasmo das crianças foi evidente. Para muitos, esta foi a primeira vez que tiveram contacto com uma ferramenta de design gráfico digital. Com uma abordagem próxima, acessível e adaptada à idade dos alunos, os estudantes da EPRD explicaram como:
aceder ao Canva;
escolher um modelo adequado;
inserir texto e imagens;
alterar cores, tipos de letra e tamanhos;
organizar elementos de forma equilibrada;
guardar o trabalho final.
A sessão foi pensada para ser prática e participativa, permitindo que cada criança experimentasse, errasse, corrigisse e criasse ao seu próprio ritmo. O ambiente em sala foi marcado por curiosidade, sorrisos e um orgulho visível quando os primeiros trabalhos começaram a ganhar forma no ecrã.
O impacto positivo desta primeira abordagem ao Canva foi imediato. A forma como os alunos da EPRD se relacionaram com as crianças, a clareza das explicações e o envolvimento gerado foram tão bem recebidos que a escola parceira lançou um novo desafio: dinamizar uma segunda sessão.
Aceite com enorme entusiasmo, esta segunda sessão teve um objetivo muito especial e alinhado com a época do ano: a criação de um postal de Natal digital.
Na segunda sessão, os alunos da 4.ª classe foram desafiados a aplicar os conhecimentos adquiridos anteriormente para desenvolverem um postal de Natal no Canva. Mais do que um exercício técnico, esta atividade permitiu trabalhar:
criatividade;
expressão de sentimentos;
organização de ideias;
escolha consciente de imagens e cores;
comunicação visual.
Cada criança criou o seu próprio postal, escolhendo temas, mensagens e estilos que refletiam a sua personalidade e a sua forma de viver o Natal. O resultado foi uma coleção de trabalhos únicos, cheios de cor, imaginação e significado.
Aqui, a tecnologia deixou de ser apenas uma ferramenta e passou a ser um meio de expressão, aproximando competências digitais de valores humanos e emocionais.
Os alunos do Curso Técnico de Informática – Sistemas e as alunas do Curso Técnico de Contabilidade demonstraram, mais uma vez, que estão preparados para assumir responsabilidades em contextos reais. Ao longo das sessões, evidenciaram:
capacidade de comunicação clara;
paciência e empatia;
adaptação da linguagem ao público infantil;
espírito de entreajuda;
sentido de responsabilidade.
Para estes estudantes, a experiência foi também uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Ensinar é uma das formas mais eficazes de aprender, e esta vivência permitiu consolidar conhecimentos, desenvolver competências sociais e reforçar a confiança.
A acompanhar os alunos da EPRD esteve a professora Liliana Branco, cujo papel foi fundamental ao longo de todo o processo. Para além de orientar os estudantes, garantiu que a sessão decorresse de forma estruturada, segura e pedagogicamente consistente.
A professora acompanhou cada momento, incentivou a autonomia dos alunos e observou de perto aquilo que muitos descreveram como “a magia a acontecer”: crianças concentradas, motivadas e orgulhosas do que estavam a criar.
Este acompanhamento reforça a importância do trabalho colaborativo entre professores e alunos e evidencia a aposta da EPRD numa aprendizagem ativa, orientada e com impacto real.
O projeto “Informática vai às Escolas” tem vindo a demonstrar que a tecnologia pode ser uma poderosa ferramenta de aproximação entre escolas, níveis de ensino e gerações. Ao apoiar uma turma do 1.º ciclo, a EPRD contribui para:
o desenvolvimento precoce de competências digitais;
a redução de desigualdades no acesso à tecnologia;
o aumento da confiança das crianças no uso de ferramentas digitais;
a criação de pontes entre ensino básico e ensino profissional.
Para o Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, esta parceria representa um complemento valioso ao trabalho desenvolvido em sala de aula. Para a EPRD, é a concretização da sua missão de servir a comunidade e formar alunos conscientes do seu papel na sociedade.
Segundo a Diretora de Curso, Erica Marques, iniciativas como esta só são possíveis graças ao envolvimento ativo de alunos, professores e instituições parceiras:
“O ‘Informática vai às Escolas’ mostra que a educação ganha mais sentido quando sai da escola e vai ao encontro da comunidade. Os nossos alunos crescem enquanto profissionais e enquanto pessoas, e as crianças ganham novas ferramentas para o futuro.”
Este projeto reflete uma visão integrada da educação, onde o saber técnico, as competências sociais e a responsabilidade cívica caminham lado a lado.
Mais esta iniciativa do projeto “Informática vai às Escolas” confirma que a Escola Profissional Raul Dória continua a apostar numa educação com impacto, relevância e propósito. Entre sessões de Canva, postais de Natal digitais e muitos sorrisos, ficou claro que a tecnologia pode ser inclusiva, criativa e profundamente humana.
A EPRD orgulha-se dos seus alunos, dos seus professores e das parcerias que constrói. Porque educar é também partilhar conhecimento, inspirar os mais novos e preparar o futuro — hoje.