Pais no Comando do Raciocínio: quando a Matemática encontra a Programação… e a Família entra no jogo, é o tema do artigo de hoje.
Na manhã do dia 19 de julho, a Escola Profissional Raul Dória foi palco de um momento especial de aprendizagem, partilha e diversão. O TecSpace do Centro Tecnológico Especializado de Informática (+ info) encheu-se de sorrisos, raciocínio e entusiasmo durante o workshop "Pais no Comando do Raciocínio", dinamizado pelos alunos do 10.º ano do Curso Profissional de Programador de Informática (+ info).
Este evento teve como grande objetivo aproximar os pais da realidade escolar dos seus filhos, através de um desafio criativo e inovador: os alunos desenvolveram jogos de raciocínio, em papel e em formato digital, que foram depois apresentados e jogados… pelos próprios pais! Uma forma diferente – e muito eficaz – de dar sentido à aprendizagem, celebrando a ligação entre a matemática, a programação e o envolvimento das famílias no percurso formativo dos seus educandos.
O ponto de partida para este projeto nasceu nas aulas de Matemática, com a professora Erica Marques, que lançou aos alunos o seguinte desafio:
“E se usássemos o que aprendemos em matemática para criar jogos que desafiem o raciocínio lógico?”
A proposta não ficou por aqui. Erica quis ir mais longe:
“E se colocássemos os vossos pais a jogar esses jogos, para eles perceberem o quanto vocês estão a evoluir?”
Este desafio foi prontamente acolhido com entusiasmo pelos alunos, que se envolveram em todo o processo de ideação, construção e teste dos jogos. Para tornar o projeto ainda mais rico e interdisciplinar, a professora contou com a colaboração do professor Nuno Salgueiro, responsável pelas disciplinas técnicas do curso, que se juntou a esta manhã aproveitando para mostrar aos pais a montagem de equipamentos que os alunos tinham levado a cabo no TecSpace.
O evento teve início por volta das 9h30, com uma breve sessão de abertura, onde a a professora Erica e o professor Nuno agradeceram a presença dos pais e destacaram a importância de momentos como este para estreitar os laços entre a escola, os alunos e as famílias.
Seguiu-se a apresentação dos alunos, que, com enorme maturidade e sentido de responsabilidade, explicaram o que os motivou a criar os seus jogos, como foi o processo de desenvolvimento e que competências colocaram em prática — desde o raciocínio lógico, ao trabalho em equipa, passando pela criatividade, resolução de problemas e, claro, o domínio das tecnologias.
Os pais, visivelmente orgulhosos e curiosos, foram então divididos por estações de jogo, por forma a solucionarem os desafios criados pelos filhos.
O ambiente que se gerou foi de grande animação e envolvimento. Pais e encarregados de educação puderam vivenciar, na prática, as aprendizagens dos filhos, saindo do papel de meros observadores para o de participantes ativos, capazes de perceber as dificuldades, os progressos e o entusiasmo dos alunos.
Tivemos ainda a visita da nossa estimada Diretora Pedagógica, Cecília Cruz, que fez questão de estar presente e acompanhar esta primeira iniciativa.
Apesar da componente lúdica evidente, o workshop foi muito mais do que “jogar por jogar”. Este projeto cumpriu um papel pedagógico essencial, que pode ser analisado em várias dimensões:
✅Promoção do raciocínio lógico e matemático: todos os jogos criados exigiam que os participantes pensassem de forma estruturada, aplicassem regras e estratégias, e encontrassem soluções para problemas.
✅Aplicação real da programação: os jogos digitais foram programados, permitindo aos alunos mostrar, na prática, aquilo que já conseguem fazer tecnicamente.
✅Trabalho colaborativo: o desenvolvimento dos jogos foi feito em grupo, promovendo a cooperação, a comunicação e a divisão de tarefas entre os alunos.
✅Criatividade e espírito crítico: os alunos foram incentivados a pensar “fora da caixa” e a testar os seus protótipos com diferentes públicos antes do grande dia.
✅Envolvimento das famílias: o projeto criou um elo afetivo e pedagógico entre escola e casa, reforçando a confiança e valorizando o percurso educativo de cada aluno.
O sucesso do workshop “Pais no Comando do Raciocínio” é sinal de que a escola deve continuar a apostar em projetos onde a aprendizagem ganha forma concreta, visível e interativa. A ideia de envolver os pais neste tipo de iniciativas reforça o papel da Escola Profissional Raul Dória como uma instituição que valoriza a inovação pedagógica, o trabalho interdisciplinar e a proximidade com a comunidade educativa.
A Diretora de Curso, Erica Marques sublinha:
“Queríamos que os alunos percebessem que a matemática não está isolada dos outros saberes, e que pode ser divertida e criativa. E também queríamos mostrar aos pais que os seus filhos estão a crescer não só em conhecimento, mas em autonomia e capacidade de realizar.”
O workshop “Pais no Comando do Raciocínio” foi muito mais do que um evento: foi uma celebração da aprendizagem ativa, da colaboração entre disciplinas e da parceria entre escola e família.
Na Escola Profissional Raul Dória, acreditamos que o futuro se constrói com conhecimento, criatividade, partilha e envolvimento. E quando pais e filhos se sentam lado a lado, para jogar, pensar e aprender juntos… então, estamos todos verdadeiramente no comando do raciocínio.