No Curso Profissional Programador/a de Informática, a Escola Profissional Raul Dória está a reforçar a aposta em aulas práticas dinâmicas, transformando a aprendizagem em experiências reais e envolventes. Este curso, de nível IV (equivalente ao 12.º ano), proporciona dupla certificação — ensino secundário e certificação profissional — preparando os alunos tanto para seguir estudos no ensino superior (via exames nacionais) como para entrarem diretamente no mercado de trabalho
Recentemente, a escola realizou um investimento significativo nos materiais usados nas aulas de programação. Foram adquiridos equipamentos novos, mas também foi deliberadamente promovido o reaproveitamento de hardwares existentes.
Este processo não só favorece a sustentabilidade, reduzindo o desperdício, mas permite aos alunos aprenderem “a reparar de raiz”, desde o diagnóstico até à manutenção, passando por atualizações e otimização prática. Esta forma de trabalho dá um carácter mão na massa, onde cada comando, cada instalação e cada configuração são aprendidos em contextos reais.
As aulas foram transformadas em ambientes desconstruídos, onde os objetivos não são apenas dominar conteúdos — são resolver desafios concretos. Por exemplo:
✅Identificar erros de boot ou performance em máquinas reais;
✅Instalar sistemas operativos e configurar redes locais;
✅Desenvolver pequenos scripts e aplicações que contribuam para a melhoria dos próprios computadores.
O ambiente prático promove o trabalho em equipa e o pensamento crítico. Vários computadores defeituosos reaparecem como “caixas de Pandora” — desafiando os alunos a aplicar conhecimentos teóricos de forma prática e estruturada.
Graças a esta abordagem, os alunos conseguiram:
✅Montar computadores a partir de peças separadas;
✅Diagnosticar falhas de hardware e software;
Estes resultados mostram o impacto das aulas: os alunos não estão apenas a aprender, estão a fazer. Cada projeto culmina numa máquina funcional, com todos os componentes instalados e a trabalhar em perfeita sincronia.
Um dos grandes desenvolvimentos deste período é a proposta de um workshop destinado aos jovens mais novos — possivelmente alunos do 2.º ou 3.º ciclos. Neste ambiente, os nossos formandos mais avançados vão:
✅Partilhar o que aprenderam;
✅Ensinar conceitos básicos de hardware e software;
✅Despertar interesse pela tecnologia entre públicos mais jovens.
Este workshop será uma extensão natural das aulas: um evento comunitário de partilha e aprendizagem, que incentiva uma mentalidade pedagógica e cooperativa entre os alunos do curso de Programador/a de Informática.
Todo este processo não é isolado. A escola está a preparar a chegada dos dois Centros Tecnológicos Especializados (CTE), na área de Informática e na área Digital, com um investimento global de 1,6 milhões de euros. (+ info)
São espaços de formação equipados com tecnologia de ponta — desde robótica, realidade virtual, a servidores de última geração e software empresarial. Estes centros serão o palco de aprendizagem onde teoria e prática se fundem num ambiente profissional altamente tecnológico.
Com recursos como braços robóticos, sistemas IA, laboratórios virtuais, e acesso a software empresarial, os nossos alunos estarão:
✅Em contacto direto com ferramentas usadas em empresas;
✅Preparados para os desafios reais do mercado;
✅Motivados a criar e a inovar.
Além disso, o CTE:
✅Valoriza o perfil profissional dos formandos;
✅Potencia ligações com o tecido empresarial local;
✅Atrai investimento e reforça a visibilidade nacional do projeto formativo da escola.
A Escola Raul Dória reafirma o seu compromisso com um ensino centrado no aluno, onde:
✅A aprendizagem se faz com autonomia e cooperação;
✅Os formandos são parte ativa no processo educativo;
✅Há troca de conhecimento entre diferentes níveis de aprendizagem (ex.: formandos a formar outros).
A implementação dos CTE é uma aposta de futuro — quem está agora no 10.º ou 11.º ano terá acesso, nos próximos anos, a recursos que — até há pouco — só existiam em instituições de ensino superior ou centros de investigação.
Esta evolução já está a ser sentida na escola. Em plataformas como o LinkedIn, a escola anunciou:
A integração de um braço robótico no CTE, refletindo a modernização dos laboratórios pt.linkedin.com;
A organização de um workshop prático pelos alunos, em que estes se tornaram formadores — demonstrando liderança e empatia
Estas ações mostram uma escola onde se aprende fazendo, se ensina compartilhando — e isso faz toda a diferença.
Com este modelo inovador, os estudantes de Programador/a de Informática ganham:
✅Competências técnicas sólidas: hardware, software, redes, programação e manutenção;
✅Soft skills desenvolvidas: trabalho em equipa, comunicação, resolução de problemas, liderança (por exemplo, no workshop);
✅Preparação para o mercado de trabalho: com experiência prática e contacto prévio com tecnologias de ponta;
✅Maior motivação e envolvimento, sabendo que cada ação tem impacto real.
Recordamos que as inscrições para 2025/2026 estão abertas, incluindo para este curso.
Podem consultar a página do curso AQUI.
Quem escolher este curso ingressa num projeto curricular que combina tradição (30 anos de ensino), inovação, e visão de futuro.
Esta abordagem pedagógica:
✅Valoriza o currículo dos alunos: experiência real em hardware/programação aliada a certificação oficial;
✅Aumenta o interesse dos jovens pelas ciências tecnológicas, fomentando futuros profissionais de TI;
✅Dinamiza a comunidade escolar: alunos colaboram entre si, formam outros, e participam em projetos mais amplos;
✅Aumenta a notoriedade da escola no Porto e no país, atraindo parcerias e investimento.
A aposta nas aulas práticas e reutilização de hardware no Curso de Programador/a de Informática está a transformar a Escola Profissional Raul Dória num exemplo de inovação educativa. Os alunos:
✅Tratam material real como ferramenta de aprendizado,
✅Beneficiam de uma didática desconstruída e participativa,
✅Vêm-se motivados e capacitados a partilhar com outros.
Tudo isto prepara o terreno para a chegada dos novos Centros Tecnológicos Especializados — que trarão tecnologia de ponta ao serviço da formação. A combinação de recursos físicos e pedagógicos garante um ensino sólido, integrador e vanguardista.
O futuro começa aqui. Nas mãos dos nossos alunos. Se tens paixão pela tecnologia, se queres fazer mais do que aprender — queremos conhecer-te. As vagas para 2025/2026 estão abertas!