EPRD nas Jornadas Pedagógicas ANESPO 2025: Inovação, Qualificação e Inclusão no Ensino Profissional é o tema do artigo de hoje!
Nos dias 10 e 11 de julho de 2025, a cidade de Fátima acolheu as Jornadas Pedagógicas ANESPO 2025, um dos eventos mais relevantes do calendário nacional do ensino profissional. Sob o tema “O triângulo virtuoso do ensino profissional: Qualificação / Inovação / Inclusão”, o encontro reuniu centenas de profissionais da educação, dirigentes escolares, decisores políticos e especialistas para debater os principais desafios e oportunidades no contexto atual da formação profissional em Portugal.
A Escola Profissional Raul Dória (EPRD) esteve representada pela sua Diretora Pedagógica, Cecília Cruz, que participou ativamente nas conferências, sessões paralelas e momentos de partilha entre escolas, reforçando o compromisso da EPRD com uma educação profissional de qualidade, centrada no aluno, alinhada com o futuro e ancorada em valores de inclusão e inovação.
Promovidas pela ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais (+ info), as Jornadas Pedagógicas são um espaço privilegiado de reflexão estratégica, disseminação de boas práticas e construção de redes de cooperação entre escolas profissionais de todo o país.
A edição de 2025 teve como cenário o Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, e foi marcada por uma agenda intensa e diversificada, com momentos musicais, conferências, painéis temáticos, debates e sessões paralelas, organizadas em torno de quatro grandes eixos: inteligência artificial na educação, inclusão multicultural, bem-estar escolar e o papel da escola na sociedade.
O evento foi oficialmente inaugurado no dia 10 de julho, com a presença de figuras de destaque do setor da educação, nomeadamente:
✅ Amadeu Dinis, Presidente da Direção da ANESPO
✅ Pedro Major, Diretor da INSIGNARE
✅ Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém
✅ Alexandre Homem Cristo, Secretário de Estado Adjunto e da Educação
A sessão foi antecedida por um momento musical da responsabilidade da Escola Profissional de Artes Performativas da JOBRA, e deu o tom para dois dias intensos de debate e aprendizagem.
Logo após a abertura, os participantes assistiram à conferência inaugural, com o provocador título:
"IA a 200 km/h: Alguém tem um manual para travões? E um chá de camomila?", apresentada pelo professor Marco Bento, da Escola Superior de Educação de Coimbra. A sessão, moderada por Guilherme Rocha, da Escola Técnica Profissional da Moita, gerou uma discussão estimulante sobre o impacto crescente da Inteligência Artificial na sala de aula e na forma como os professores e alunos se relacionam com a aprendizagem.
Este tema, profundamente atual, está também na ordem do dia da EPRD, que tem vindo a integrar progressivamente recursos de IA, plataformas adaptativas e metodologias digitais nos seus Centros Tecnológicos Especializados (+ info).
Durante as tardes de 10 e 11 de julho, os participantes puderam escolher entre várias sessões paralelas, com temáticas que refletem os grandes desafios da escola contemporânea. A Diretora Pedagógica da EPRD, Cecília Cruz, participou ativamente em algumas destas sessões, nomeadamente:
"A escola multicultural: Diversidade, Inclusão e Integração", promovida pela Fundação Aga Khan, com testemunhos inspiradores da Escola Profissional de Odemira e da Escola Profissional do Fundão;
"Promover o bem-estar em ambiente escolar – Como pôr em prática?", com contributos relevantes da Escola Profissional Vale do Tejo e da Escola Técnica Psicossocial de Lisboa;
"A escola como espelho da sociedade envolvente", onde se refletiu sobre o papel transformador das escolas face aos problemas sociais emergentes.
Segundo palavras de Cecília Cruz:
“Participar nestas jornadas é respirar o ensino profissional na sua forma mais viva. São momentos que nos desafiam a pensar para além da rotina e nos relembram o impacto real que temos na vida dos nossos alunos.”
No segundo dia do evento, a conferência principal esteve a cargo do psicólogo e professor Paulo Sargento, sob o tema: "O pulsar da escola, enquanto reflexo da sociedade". Com uma intervenção marcante, o orador destacou a importância da escola enquanto espaço de equilíbrio emocional, integração social e construção de identidade, especialmente num tempo de mudanças rápidas e profundas.
A sessão contou com moderação de Carlos Vieira, vice-presidente da ANESPO, e deu origem a um debate enriquecedor sobre o papel das escolas na promoção da saúde mental, na gestão da diversidade e na articulação com a comunidade.
Um dos momentos mais apreciados das jornadas foi a sessão intitulada "Rasgar caminhos – Experiências práticas", onde várias escolas apresentaram projetos piloto em áreas como:
✅Organização da formação por resultados de aprendizagem (RA)
✅Aplicação das Aprendizagens Essenciais em Matemática
✅Inovação pedagógica nas artes performativas
Este painel demonstrou o dinamismo do ensino profissional e foi particularmente inspirador para os representantes das escolas presentes, entre eles a EPRD, que tem vindo a investir em projetos transversais como o Dória Talks, o TecSpace e o CiberTIS Kids.
As Jornadas encerraram com o "wrap-up" do perito em educação e formação profissional João Santos, que destacou a necessidade de alinhamento estratégico entre políticas públicas, escolas e empresas, reforçando a importância dos Centros Tecnológicos Especializados como motores de inovação no ensino profissional.
Seguiu-se a passagem de testemunho para as Jornadas Pedagógicas 2026, cujo local será anunciado brevemente, e uma mensagem final de motivação para o novo ano letivo.
A presença da Diretora Pedagógica da Escola Profissional Raul Dória nestas jornadas representa o reforço do compromisso da escola com a atualização constante, a inovação curricular e a valorização dos seus profissionais.
A participação em encontros como este permite acolher ideias, identificar boas práticas, estabelecer parcerias e refletir estrategicamente sobre os caminhos que queremos seguir.
A EPRD continuará a marcar presença ativa nestes espaços de debate e construção coletiva, com a certeza de que o ensino profissional só cumpre a sua missão se for capaz de qualificar com inovação, incluir com sentido e inspirar com paixão.