No dia 17 de abril, a Escola Profissional Raul Dória deu início ao projeto DoriaSOS4All – Capacitar para salvar vidas, uma iniciativa inovadora que pretende formar alunos e comunidade em Suporte Básico de Vida (SBV) e primeiros socorros.
A primeira sessão decorreu no Quartel dos Bombeiros Voluntários do Porto (+ info), no âmbito da parceria estabelecida com esta instituição, que assume um papel central na formação técnica do Curso Profissional de Bombeiro (+ info), em articulação com a Escola Nacional de Bombeiros (+ info).
Nesta primeira ação participaram alunos de diferentes áreas de formação:
Esta diversidade reflete o objetivo do projeto: levar competências de Suporte Básico de Vida a todos os alunos, independentemente do curso.
Num mundo onde situações de emergência podem acontecer a qualquer momento, saber agir rapidamente pode fazer toda a diferença. É neste contexto que o DoriaSOS4All se afirma como um projeto de elevado impacto educativo e social.
A formação destacou-se pela sua abordagem prática e dinâmica, permitindo aos alunos experimentar situações reais e utilizar equipamentos próprios de emergência.
Mais do que aprender conceitos, os participantes puderam aplicar técnicas de Suporte Básico de Vida, esclarecer dúvidas e ganhar confiança para atuar em situações críticas.
O entusiasmo dos alunos foi evidente, como demonstram os seus testemunhos:
"A atividade foi muito significativa. Eu gostei muito do bombeiro Ricardo, que explicou de forma clara e prática; achei super útil tudo que aprendi; e o melhor foi poder colocar em prática, usando materiais próprios. Acho que isso vai fazer toda a diferença no meu curso e na minha área de trabalho."
"As partes que mais gostei foram as partes práticas, as explicações de como fazer o suporte básico de vida e de poder tirar as dúvidas."
"A facilidade de comunicação com os alunos, a prática da atividade e a importância que teve."
Estes feedbacks reforçam a importância de metodologias ativas no ensino profissional, onde aprender fazendo é essencial.
O sucesso desta iniciativa está diretamente ligado à forte parceria entre a Escola Profissional Raul Dória e os Bombeiros Voluntários do Porto, entidade responsável pela componente técnica do Curso Profissional de Bombeiro.
Esta colaboração permite aos alunos:
A formação foi dinamizada pelo Bombeiro Ricardo Silva e teve a intervenção e apoio dos nossos alunos do 11º. ano do Curso Profissional de Bombeiro, cuja abordagem prática, clara e próxima foi amplamente elogiada pelos alunos.
O projeto DoriaSOS4All nasce da iniciativa da Diretora do Curso Profissional de Bombeiro, Erica Marques, em conjunto com a professora Daniela Martinho, que identificaram a necessidade de alargar o ensino de Suporte Básico de Vida a toda a comunidade escolar.
O objetivo passa por criar uma escola mais preparada, consciente e capaz de responder a situações de emergência.
👉 Porque saber salvar vidas deve ser uma competência de todos.
Após esta primeira ação, o projeto DoriaSOS4All irá continuar a crescer.
Os próximos passos incluem:
Esta estratégia permitirá aumentar o impacto do projeto e consolidar a escola como referência na área da formação prática e cidadania.
A Escola Profissional Raul Dória agradece ao Sr. Comandante Luís Silva, por mais uma vez apoiar e acreditar neste projeto, reforçando uma parceria que continua a elevar a qualidade da formação dos alunos.
As suas palavras destacam a relevância desta iniciativa:
"Toda a comunidade escolar devia aprender gestos que salvam. A iniciativa DoriaSOS4ALL veio trazer conhecimentos que podem salvar vidas.
Aprenda Suporte Básico de Vida!"
Um agradecimento especial também ao Bombeiro Ricardo Silva, pelo profissionalismo, dedicação e impacto positivo junto dos alunos.
O arranque do DoriaSOS4All representa mais do que uma nova atividade formativa — é o início de um projeto com forte impacto social, educativo e humano.
Ao capacitar alunos com competências de Suporte Básico de Vida, a Escola Profissional Raul Dória reforça o seu compromisso com uma educação prática, relevante e transformadora.
👉 Porque na EPRD, formar vai além da sala de aula.
👉 É preparar para a vida.
👉 E, neste caso, para salvar vidas.