Your address will show here +12 34 56 78

FAQS

Localização e Instalações

Onde fica localizada a EPRD?

Praça da República 93 A, 4050-497 Porto.

Como posso chegar à EPRD de transportes públicos?

Em frente à EPRD existe a paragem de autocarro “Praça da República”.
Se viajares de autocarro, tens as linhas: 202/ 304/ 305/ 502/ 600.
Quanto ao metro, as Estações da Trindade, da Lapa e de Faria Guimarães encontram-se perto da EPRD (a cerca de 5 minutos a pé).
Se viajares de metro, tens todas as linhas disponíveis.

Que tipo de instalações tem a EPRD?

Secretaria, Direção Pedagógica, Serviço de Psicologia e Orientação, Auditório, Sala de Informática, Bar, Sala de Refeições, área de convívio exterior.

Que projetos posso encontrar na EPRD?

A Escola Profissional Raul Dória tem vários projetos em curso, nomeadamente:
• Grupo de voluntariado Dória+;
• Projeto “Técnico de Informática de Gestão Informa”;
• Projeto “TCONT Explica”;
• Projeto YouDória;
• Erasmus+.
Cursos Profissionais

O que são Cursos Profissionais?

Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local.

Qual a duração dos Cursos Profissionais?

Os cursos profissionais têm a duração de 3 anos letivos (equivalente ao 10º, 11º e 12ºs anos de escolaridade). 

Que certificação se obtém com um Curso Profissional?

Após a conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional obténs o ensino secundário e certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

Como funcionam os Cursos Profissionais?

Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos teus ritmos de aprendizagem. O plano de estudos inclui três componentes de formação: Sociocultural; Científica e Técnica e incluem estágios em empresas e a PAP- Prova de Aptidão Profissional. 

O que é a PAP?

A PAP é designada por Prova de Aptidão Profissional e consiste na realização de um projeto final de curso no qual demonstrarás as competências e saberes que desenvolveste ao longo da formação.

O que é a FCT?

A FCT é designada por Formação em Contexto de Trabalho e consiste na realização de estágios em empresas da área ao longo do curso.

Quem arranja o estágio?

A Escola é a responsável pela colocação do aluno em estágio. Poderá dizer-se que o aluno também pode ser proactivo na pesquisa de estágio, no caso de ter alguma empresa de referência onde pretenda estagiar, desde que a empresa cumpra os requisitos para acolher o estágio? 

Onde se pode estagiar?

Numa empresa, dentro da área profissional do curso que realizares. Há ainda a possibilidade de realizar o estágio no estrangeiro ao abrigo do Programa ERASMUS+.

Quando é o estágio?

Será definido no iníco do ano letivo.

Quais são as saídas profissionais de cada curso?

Poderá consultar no nosso site a página de cada curso.

Quais as vantagens do ensino profissional?

O ensino profissional possibilita uma forte formação prática e um grande contacto com o mundo empresarial. E, é nesse sentido que facilita a entrada no mercado de trabalho. No entanto, não é obrigatório que o aluno saia da escola e dê de imediato início a uma carreira profissional. A grande vantagem do ensino profissional é que deixa a porta aberta para vários caminhos. O aluno, ao terminar o curso, pode ingressar no mercado de trabalho de imediato ou optar por prosseguir estudos.

Os Cursos Profissionais preparam para o mercado de trabalho de forma a garantir emprego?

Sim, os cursos profissionais têm uma componente muito prática, não esquecendo as áreas sociocultural e científica, com a realização frequente de trabalhos individuais ou de grupo ao longo dos 3 anos, participação com trabalhos em concursos internos ou externos e formação em contexto de trabalho. No 3º ano, individualmente, o aluno fará a apresentação da sua PAP, para a conclusão do curso.

Quem pode candidatar-se à frequência dos Cursos Profissionais?

Qualquer aluno que tenha concluído o 9.º ano de escolaridade, ou com habilitação equivalente ou ainda que não tenha concluído o ensino secundário, desde que, à data de 1 de setembro, do ano em que inicia o curso, tenha preferencialmente até 18 anos. Qualquer exceção será analisada pela Direção.

Como se sabe que cursos vão abrir em cada ano?

Só saberemos os cursos que irão iniciar em cada ano letivo, após a decisão do Ministério da Educação à candidatura efetuada pela escola.

Quais são os apoios financeiros?

Os alunos que tenham a documentação regularizada recebem subsídio de refeição, subsídio de transporte (reembolso), bolsa de profissionalização, bolsa de material (dependente de escalão de abono) e subsídio de alojamento (se residir a mais de 50km da escola e sem transporte compatível). 

Quando é efetuada a matrícula?

As matrículas realizam-se de acordo com o calendário escolar e aprovado em Conselho Pedagógico. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.

Como é feita a matrícula?

A matrícula é feita na escola sede ou através de link disponibilizado no site, na área de inscrições 

Posso efetuar a matrícula, mesmo sem ter concluído o 9.ºAno?

Podes fazer a inscrição e assegurar a tua vaga. Esta fica condicionada até ao final do ano letivo, quando terás de apresentar o certificado de conclusão do 9.ºAno.

Quando começam as aulas?

Em setembro e seguem um calendário letivo próprio, mas idêntico às outras valências do ensino secundário.

Fiz o 10.º /11.ºAno. Há equivalência às disciplinas que já tive?

Os pedidos de equivalência são feitos à Direção no início do ano letivo. Nas disciplinas das componentes sociocultural e científica, desde que equivalentes, poderão ser concedidas após análise caso a caso.
Nas disciplinas da componente técnica de cada curso, geralmente, não são concedidas equivalências, exceto se o aluno tiver frequentado o mesmo curso profissional.

Se não gostar do curso que escolhi, posso mudar?

A situação será sempre analisada pela Direção Pedagógica.

Como são os horários?

Os horários são variáveis de 2ª a 6ª feira num período compreendido entre as 8h30 e as 18h30, podendo sofrer alterações sempre que necessário para o cumprimento da carga horária de cada curso.

Temos menos férias do que no ensino Geral?

As interrupções letivas são similares ao ensino regular geral.

Depois posso candidatar-me ao ensino superior?

Sim. No final dos 3 anos de curso, com aproveitamento, o aluno fica com equivalência ao 12º ano de escolaridade, podendo candidatar-se a um curso superior.

Como se processa a candidatura ao ensino superior?

Poderá ser feito por via eletrónica ou deve dirigir-se à universidade pretendida informando-se dos documentos que deverá entregar (diferem nas universidades publicas, privadas ou institutos), a escola dar-lhe-á acesso a tudo o que for necessário. 
Parceiros/ Entidades

Que parcerias se podem estabelecer com a EPRD?

Protocolos institucionais de cooperação.

Como posso candidatar-me para acolher estagiários?

Deverá enviar um email para geral@rauldoria.pt com o pedido.

Como posso integrar um dos projetos da Escola?

Deverá enviar um email para geral@rauldoria.pt com o pedido.
Erasmus +

O que é o programa Erasmus+?

O programa Erasmus+, criado pela Comissão Europeia, abrange a mobilidade de estudantes/recém-graduados entre escolas europeias e instituições e organizações públicas ou privadas ativas no mercado de trabalho, garantindo aos jovens europeus a possibilidade de efetuarem uma parte do seu percurso de aprendizagem noutro país.

Quem se pode candidatar aos projetos Erasmus+?

Podem candidatar-se todos os alunos que estejam formalmente inscritos num dos cursos EPRD. 

Como me posso candidatar?

O período de candidaturas à mobilidade Erasmus é definido anualmente, sendo divulgada informação nos locais habituais de informação da EPRD (website e redes sociais). Antes desta fase é necessário realizar uma pré-candidatura em que os estudantes demonstram interesse em participar em atividades além-fronteiras.

Para que países posso ir?

Todos os anos letivos são divulgados os países parceiros.

Quanto tempo dura cada mobilidade?

Pode variar entre 2 e 12 meses.

Quais são as vantagens de participar num projeto Erasmus?

O aluno que participar num projeto Erasmus beneficia:
• de uma experiência gratificante a nível académico, profissional e pessoal;
• de uma bolsa de mobilidade;
• de uma melhoria das competências linguísticas;
• de um desenvolvimento de soft skills (ex: autonomia, iniciativa, resolução de problemas, etc.);
• de um alargamento da rede de contactos pessoais e profissionais.

Posso desistir do meu Estágio Erasmus?

• Pensa muito bem antes de avançares para esta aventura! Quando começares este caminho não vais querer voltar atrás!
• Caso estejas já deslocado em mobilidade e os motivos que te levem à desistência sejam de foro pessoal, deverás devolver a bolsa que recebeste na sua totalidade.
• Se a desistência não decorrer de fatores considerados de força maior (Saúde, Pandemia, Guerra, etc.), não poderás candidatar-te de novo a mobilidade.

Quais os critérios de seleção?

Encontram-se disponíveis no website.