Técnico/a de Turismo
O QUE É
O Técnico de Turismo é o profissional que executa serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de receção e acolhimento em unidades turísticas.
Este curso tem a duração de 3 anos e dupla certificação: 12º ano de escolaridade + Certificado Profissional Nível 4.
DESTINATÁRIOS
Jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos que tenham concluído o 9º ano de escolaridade e que pretendam uma formação mais prática com ligação ao mundo do trabalho.
PERFIL DE SAÍDA
Vender produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, tendo em vista a satisfação dos clientes.
ATIVIDADES PRINCIPAIS
- Desenvolver os serviços de informação, organização e animação de eventos em empresas de turismo:
- prestar informações de carácter turístico sobre o país e sobre o local onde se encontra;
- organizar e acompanhar programas de animação;
- organizar eventos, conferências e programas especiais para grupos;
- proceder ao atendimento e acompanhamento de clientes, identificando as suas necessidades e orientando as suas escolhas;
- Executar serviços em agências de viagens:
- apresentar, aconselhar e propor ao cliente diversos tipos de produtos turísticos adequados à sua motivação e interesses;
- transmitir aos clientes toda a informação e documentação relativa ao serviço turístico solicitado;
- efectuar as reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens ou serviços a prestar;
- proceder à venda e facturação dos serviços prestados;
- organizar processos individuais de clientes, efectuar transfers de chegada e partida;
- prestar assistência em aeroportos (chegadas e partidas);
- realizar programas de viagens, conferências, etc. ;
- organizar eventos e programas para grupos especiais;
- proceder ao acompanhamento de fornecedores de serviços de agências de viagens, tais como operadores turísticos, empresas ou clientes individuais em fase de contratação;
- organizar o arquivo da agência de viagens;
- Executar os serviços de recepção e acolhimento em unidades turísticas:
- efetuar a pesquisa de diversos tipos de informação turística;
- prestar informação e promover produtos e serviços turísticos;
- vender produtos e serviços turísticos;
- efetuar as operações de reservas;
- prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
- prestar assistência ao cliente;
- realizar o atendimento e a recepção do cliente.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Agências de viagens;
- Receção de hotéis;
- Empresas de rent-a-car;
- Empresas de reservas;
- Departamentos comerciais;
- Empresas com atividades turísticas.
BENEFÍCIOS
- Bolsa de material (Escalão A: 163,00€ / Escalão B: 81,50€ / Escalão C: 36,75€);
- Subsídio de alimentação;
- Bolsa de profissionalização (43,88€ p/ mês de estágio);
- Subsídio de transporte;
- Seguro de acidentes pessoais;
- Estágio em empresa do setor;
- Qualificação profissional certificada;
- Acesso direto ao ensino superior;
- Participação em projetos Erasmus+.
LINKS ÚTEIS
Para mais informações sobre o programa das disciplinas, consulte o site da ANQEP.