Jogos Matemáticos na EPRD
Cerca de 100 alunos da Escola Profissional Raul Dória irão disputar o Campeonato de Jogos Matemáticos EPRD, com o objetivo de irem representar a Escola no 16º Campeonato Nacional de Jogos Matemática, que este ano se realiza em Aveiro a 24 de março.
Nesta página podem encontrar-se, regras, tutoriais relativos aos jogos: Produto, Dominório e Atari Go!O fantástico é a possibilidade de se poder praticar online!
Os alunos do 2º ano do Curso Profissional Técnico de Contabilidade são os responsáveis pela implementação e dinamização do Campeonato de Jogos Matemáticos na Escola!
Produto
Autor: Nick Bentley, João Neto, Bill Taylor, c.2008
Material: Um tabuleiro hexagonal com cinco casas de lado. 45 peças brancas e 45 peças negras.
Objetivo: Quando o tabuleiro estiver cheio, calcula-se o produto dos tamanhos dos dois maiores grupos de cada cor (quem tiver menos de dois grupos obtém o valor zero). Ganha quem obtiver o maior produto. Se estes forem iguais, ganha quem tiver menos peças da sua cor em jogo.
Regras: Na sua vez, o jogador deve colocar duas peças de qualquer cor em duas casas vazias. Começam as Negras. No primeiro lance, as Negras jogam apenas uma peça.
Clica na imagem para visualizares o vídeo tutorial do jogo Produto.
Créditos: Ciência 2.0
Joga Online
Podes experimentar o jogo online (construído na linguagem de programação Scratch) Autor: Paulo Sousa
Dominório
Autor: Goran Andersson, 1973
Material: Um tabuleiro quadriculado de 8X8.
Objetivo: Ganha quem efetuar o último lance legal.
Regras: Dois jogadores alternam colocando uma peça de dominó, que ocupa duas quadrículas ortogonalmente vizinhas (que devem estar vazias). Um dos jogadores só pode colocar peças na vertical, o outro somente na horizontal.
Começa o Vertical.
Joga Online
Podes experimentar jogar online. Créditos: © Copyright 2017 Matthias Bay. All rights reserved.
Atari Go
Autor: Yasutoshi Yasuda (Variante do jogo oriental tradicional Go)
Material: Um tabuleiro quadrado com 9 linhas horizontais e 9 linhas verticais; 40 peças brancas e 40 peças negras.
Objetivo: O vencedor é aquele que efetuar a primeira captura.
Regras: Começando com o tabuleiro vazio, o jogador com as pretas coloca uma das suas peças no tabuleiro em qualquer interceção das linhas que esteja vazia. Depois joga o jogador com as brancas e vão sempre alternando.
De notar que a borda do tabuleiro é também utilizada para rodear e capturar.
Um jogador não se pode capturar (fechar) a sí próprio. A não ser que ao fazê-lo capture um grupo do adversário e assim ganha.
Clica na imagem para visualizares o vídeo tutorial do jogo Atari Go.
Créditos: AvenidaCult
Joga Online
Podes praticar online. Créditos: Roman Kostyukov