Solidariedade

Tampa-te à Filipa!

O grupo de voluntários Dória + está de regresso e com uma nova missão em mãos, ajudar a Filipa!

 

Em julho de 2012, a Filipa, uma adolescente com 17 anos, até então saudável e com uma vida social ativa, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico por rutura de malformação arteriovenosa (MAV).

 

Foi submetida a uma cirurgia, tendo ficado com hemiparesia direita. Foi-lhe detetado um sopro cardíaco de novo sem evidência de cardiopatia congénita.

 

Em fevereiro de 2013, sofreu um novo AVC hemorrágico, resultante da rutura de um aneurisma micótico da artéria cerebral média direita. Realizou várias cirurgias para limpeza e diminuição da pressão intracraniana.

 

Desde novembro de 2014 que a Filipa se encontra em reabilitação de uma tetra paresia de predomínio esquerdo, dependente de todos os autocuidados e atividades da vida diária, exceto na alimentação, que apenas necessita de supervisão e estimulação desde que a alimentação seja providenciada.

 

A sua evolução é notória e tem muito orgulho na sua força e vontade de viver.

 

 

Como pode ajudar a Filipa?

 

Dada a sua condição clínica, a Filipa necessita de realizar Fisioterapia Intensiva de forma a manter a sua evolução clínica. Uma das formas de ajudar é através da recolha de tampas de plástico, rolhas e caricas.

 

Todas as tampinhas recolhidas, serão posteriormente entregues na Resialentejo, que serão convertidas em sessões de fisioterapia na clínica NeuroGlobal.

 

A Escola Profissional Raul Dória será uma facilitadora de tampas de plástico, rolhas e caricas. Se não tiver disponibilidade para entregar as tampinhas na nossa escola, a mãe da Filipa poderá ir buscar as mesmas, desde que seja nas proximidades da cidade do Porto.

 

Para obter mais informações, visite o website da Filipa Jesus.

 

Vamos continuar a nossa missão! Tampem-se à Filipa!

 

O cartaz para esta iniciativa foi desenvolvido pelos voluntários Dória+.