Informações, Parcerias, Raul Dória
Formação em Contexto de Trabalho – O que precisas saber
Formação em Contexto de Trabalho – O que precisas saber, é o tema do nosso artigo, uma vez que a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) continua a levantar inúmeras dúvidas a alunos, encarregados de educação e empresas.
O objetivo deste artigo, da Escola Profissional Raul Dória, é dar a conhecer a todos o que é a FCT assim como vantagens para os alunos e empresas.
A Escola Profissional Raul Dória acredita que uma das missões mais importante é a formação e preparação dos seus alunos para o mercado de trabalho. Para além de apostar num ensino cada vez mais prático e próximo da realidade laboral, também aposta nos parceiros onde os alunos realizam FCT. Esta lista de parcerias é revista e aumenta todos os anos, em prol de um ensino de qualidade.
Tudo o que precisas saber sobre a FCT
O que é a FCT?
A FCT é um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição e/ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil de desempenho à saída do curso frequentado pelo aluno, de acordo com o disposto no artigo 16º da Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto.
Quais os objetivos da FCT?
A FCT visa essencialmente:
– Desenvolver e consolidar os conhecimentos e as competências profissionais adquiridas durante a frequência do curso;
– Proporcionar experiências de caráter socioprofissional que facilitem a futura integração dos jovens no mundo do trabalho;
– Desenvolver aprendizagens no que diz respeito a cada profissão específica.
– Permitir o contacto com tecnologias e técnicas específicas da função ou profissão;
– Promover o desenvolvimento de hábitos de trabalho, espírito empreendedor, sentido de responsabilidade profissional e as relações humanas no trabalho.
– Permitir a vivência real do funcionamento da empresa, o que constitui uma experiência extremamente importante para uma mais fácil adaptação do aluno ao mercado de trabalho.
Quem pode realizar a FCT?
Podem realizar FCT todos os alunos que frequentem um curso profissional, independentemente da área.
No caso da Escola Profissional Raul Dória, podem realizar FCT os alunos dos seguintes cursos:
– Curso Técnico de Ação Educativa;
– Curso Técnico de Contabilidade;
– Curso Técnico de Informática de Gestão;
– Curso Técnico de Organização de Eventos;
– Curso Programador de Informática;
– Curso Técnico de Secretariado;
Onde se realiza a FCT?
A FCT realiza-se realiza-se em posto de trabalho em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias, ou na fase final do curso.
Qual o procedimento para colocar um aluno em FCT?
A Escola Profissional Raul Dória estabelece protocolos com instituições/empresas, preferencialmente da região onde está inserida, por forma a permitir aos alunos o desenvolvimento de atividades profissionais compatíveis e adequadas ao perfil profissional do curso que frequenta.
O próprio aluno/formando, pode sugerir uma entidade que ainda não tenha protocolo com a escola para a realização da FCT, o que depende da aprovação e formalização de todos os procedimentos necessários para o efeito.
Qual o procedimento para colocar um aluno em FCT?
A Escola Profissional Raul Dória estabelece protocolos com instituições/empresas, preferencialmente da região onde está inserida, de modo a permitir ao aluno desenvolver atividades profissionais compatíveis e adequadas ao perfil profissional do seu curso.
O aluno, pode sugerir uma entidade que ainda não tenha protocolo com a escola para a realização da sua FCT, dependendo da aprovação da Direção.
Quantas horas de FCT tem de cumprir o aluno?
O horário da FCT é ajustado ao horário de funcionamento da entidade de acolhimento, não devendo ultrapassar as 35 horas semanais, nem as sete horas diárias.
Responsabilidades do Aluno, Escola e Empresa
Para saber a responsabilidade de cada interveniente pode consultar o nosso Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho.
Dicas para alunos realizarem a FCT com sucesso
Torna-te O Estagiário é o objetivo da Escola Profissional Raul Dória relativamente aos seus alunos! Caso sejam bem sucedidos em FCT as possibilidades de entrarem diretamente para o mercado de trabalho são elevadíssimas.
Neste contexto, temos para todos uma imagem interativa sobre como te Tornares o Estagiário!
Tudo o que as empresas devem saber sobre a FCT
Que condições devem ter as entidades para receberem alunos para a FCT?
As entidades que recebem alunos dos cursos profissionais em FCT devem ter um Tutor de FCT dentre os seus colaboradores, que deverá preparar o acolhimento do aluno e garantir que seja cumprido o plano de formação acordado, a desenvolver no período de estágio. Estes requisitos devem constar do protocolo de FCT, a assinar por todos os intervenientes.
A FCT tem custos para a empresa?
Não, a empresa não tem qualquer custo adicional. Os alunos encontram-se cobertos por um seguro de acidentes pessoais durante o tempo em que decorre a FCT.
A escola está aberta à assinatura de mais protocolos de parceria no âmbito de FCT?
Sim. Qualquer protocolo de parceria que traga vantagens para as duas entidades é sempre uma mais-valia. A entidade que o pretenda deve contactar a Escola Profissional Raul Dória através do telefone geral ou do email geral@rauldoria.pt