Your address will show here +12 34 56 78

EQAVET

O que é o EQAVET?

O EQAVET (acrónimo de European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training, em português Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional) é uma ferramenta europeia que foi concebida para melhorar a qualidade da educação e formação profissional em toda a União Europeia. O objetivo principal do EQAVET é promover a melhoria contínua da qualidade no ensino e na formação profissional, proporcionando uma referência comum para a gestão da qualidade nos sistemas de educação e formação profissional.

O EQAVET fornece um quadro de referência comum que facilita a comparabilidade e a transferibilidade de resultados e processos de aprendizagem em toda a Europa. Além disso, promove a transparência e a confiança entre os sistemas de educação e formação profissional dos diferentes países europeus, o que é fundamental para a mobilidade dos estudantes e trabalhadores no espaço europeu.

Este quadro é baseado em indicadores e critérios comuns que ajudam a monitorar e avaliar a eficácia dos sistemas de educação e formação profissional, permitindo a identificação de áreas que precisam de melhoria e facilitando a implementação de ações corretivas. O EQAVET desempenha um papel crucial na garantia de que a educação e formação profissional na Europa atendam aos padrões de qualidade exigidos e contribuam para o desenvolvimento contínuo dos indivíduos e do mercado de trabalho.

Metodologia do EQAVET

  • Text Hover
CICLO DA QUALIDADE
É composto por quatro fases:

– planeamento;

– aplicação;

– avaliação;

– reexame.

  • Text Hover
INDICADORES DE REFERÊNCIA

São de natureza qualitativa e de natureza quantitativa, que podem ser usados para apoiar a avaliação e a melhoria da qualidade dos sistemas nacionais/regionais e/ou dos operadores de EFP.

  • Text Hover
CRITÉRIOS DE QUALIDADE E DESCRITORES INDICATIVOS
São de natureza qualitativa e de natureza quantitativa, que podem ser usados para apoiar a avaliação e a melhoria da qualidade dos sistemas nacionais/regionais e/ou dos operadores de EFP.

Documentação EQAVET?

- Documento base
         - 2020        
         - 2015        
- Plano de Ação
         - 2020        
         - 2015        
- Selo de Conformidade
         - 2020        
- Relatório de Operador
         - 2020        
- Relatório de progresso anual
         - 2022/ 2023        
         - 2021/ 2022        
         - 2020/ 2021        
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA EPRD

  • Reduzir as taxas de absentismo e de abandono;

  • Melhorar as taxas de conclusão;

  • Melhorar o envolvimento com os stakeholders externos;

  • Desenvolver mecanismos de prevenção da indisciplina e das ocorrências disciplinares;

  • Melhorar o relacionamento entre a Escola e os Encarregados de Educação;

  • Melhorar o circuito de comunicação interna;

  • Desenvolver uma cultura efetiva de qualidade e melhoria contínua.

RESULTADOS EM NÚMEROS

Taxas de Conclusão

Indicador EQAVET 4a

Informação sobre Conclusão dos Cursos

Ano letivo 2018/ 2021
Técnico/a de Logística
0%
Técnico/a de Distribuição
0%
Técnico/a de Turismo
0%
Técnico/a de Comércio
0%
Ano letivo 2017/ 2020
Técnico/a de Comércio
0%
Técnico/a de Secretariado
0%
Técnico/a de Turismo
0%
Técnico/a Comercial
0%
Ano letivo 2016/ 2019
Técnico/a de Logística
0%
Técnico/a de Distribuição
0%
Técnico/a de Turismo
0%
Técnico/a Comercial
0%
Taxas de Empregabilidade e Prosseguimento de Estudos

Indicador EQAVET 5a

Informação sobre Colocação após Conclusão dos Cursos

Ano letivo 2018/ 2021
Colocação no mercado de trabalho:
0%
Prosseguimento de estudos:
0%
Ano letivo 2017/ 2020
Colocação no mercado de trabalho:
0%
Prosseguimento de estudos:
0%
Ano letivo 2016/ 2019
Colocação no mercado de trabalho:
0%
Prosseguimento de estudos:
0%
Taxas de Satisfação dos Empregadores

Indicador EQAVET 6b3

Informação sobre Satisfação dos Empregadores

Ano letivo 2018/ 2021
Taxa de diplomados empregados avaliados pelos empregadores
42%
Média de satisfação dos empregadores face aos diplomados empregados: 
(a escala de satisfação integra 4 níveis: 1. Insatisfeito, 2. Pouco satisfeito, 3 – Satisfeito,
4 – Muito satisfeito, sendo que no apuramento da média só são considerados os níveis de "Satisfeito" e "Muito satisfeito")

Ano letivo 2017/ 2020
Taxa de diplomados empregados avaliados pelos empregadores
52%
Média de satisfação dos empregadores face aos diplomados empregados: 
(a escala de satisfação integra 4 níveis: 1. Insatisfeito, 2. Pouco satisfeito, 3 – Satisfeito,
4 – Muito satisfeito, sendo que no apuramento da média só são considerados os níveis de "Satisfeito" e "Muito satisfeito")

Ano letivo 2016/ 2019
Taxa de diplomados empregados avaliados pelos empregadores
48%
Média de satisfação dos empregadores face aos diplomados empregados: 
(a escala de satisfação integra 4 níveis: 1. Insatisfeito, 2. Pouco satisfeito, 3 – Satisfeito,
4 – Muito satisfeito, sendo que no apuramento da média só são considerados os níveis de "Satisfeito" e "Muito satisfeito")