Atividades, Raul Dória

EPRD assinala Dia Mundial da Ciência

EPRD assinala Dia Mundial da Ciência, é o tema do artigo de hoje!

No passado dia 21 de novembro, a Escola Profissional Raul Dória celebrou o Dia Mundial da Ciência com uma mostra de experiências científicas que envolveram toda a comunidade escolar. A atividade foi organizada pelos professores da disciplina de Física e Química e os alunos do 10º. ano do Curso Técnico/a de Informática-Sistemas, do 11º. e 12º ano do Curso Programador de Informática e 11º ano do Curso Técnico Massagem de Estética e Bem-Estar. A atividade foi dinamizada por dois investigadores convidados, Joana Teixeira e José Pedro Rocha.

Dia Mundial da Ciência

O Dia Mundial da Ciência, assinala-se no dia 24 de novembro sendo uma iniciativa promovida pela UNESCO, com o objetivo de enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, assim como destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.

De forma a despertar o interesse na ciência nos alunos, foi proposto aos alunos a demonstração de experiências simples, com recurso a materiais do quotidiano, aos restantes alunos da escola. As experiências foram planeadas e dinamizadas por 2 investigadores e estudantes de doutoramento convidados que proporcionaram uma oportunidade única para os alunos entrarem em contacto direto com a área da ciência assim como desenvolver a capacidade dos alunos na comunicação da ciência com público não especializado.


O Percurso dos Nossos Convidados

A investigadora Joana Teixeira iniciou a sua formação na Engenharia Química tendo aprofundado os seus conhecimentos na área da Biotecnologia e Química Farmacêutica. Atualmente, é aluna de Doutoramento em Ciências Farmacêuticas com especialização na área da Bioquímica e Química Analítica. O foco do seu trabalho de doutoramento é avaliar os impactos a nível respiratório e do sistema urinário nos bombeiros através da monitorização de diferentes compostos poluentes libertados durante o combate a incêndios, mas também em ambiente de quartel.

O investigador José Pedro Rocha concluiu o 1º e 2º ciclos de estudo do ensino superior em Química (ramo científico) na Universidade do Minho. Atualmente é estudante de doutoramento no Programa Doutoral em Química Sustentável da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde desenvolve trabalho de investigação na área de controlo de qualidade e segurança alimentar.

Os nossos convidados têm uma vasta experiência de participação e apresentação de comunicações orais e em painel em diversas conferências nacionais e internacionais assim como em publicação de artigos científicos em revistas com grande impacto nas respetivas áreas de investigação.

Explorando os Mistérios da Ciência: A Magia das Experiências Práticas

A criação de um polímero com propriedades surpreendentes, o uso das propriedades da tensão superficial, a aplicação de conceitos fundamentais de física, a mudança de cor devido às diferenças de pH e a realização de uma reação química foram as propostas apresentadas pelos nossos pequenos cientistas.

Pega-monstros: a partir de uma mistura de cola líquida, borato de sódio, água e corante alimentar, é possível criar um polímero de silicone com propriedades surpreendentes.

Leite psicadélico: adicionando diferentes corantes ao leite e “pingando” detergente é possível criar um efeito “psicadélico”. O detergente quebra a tensão superficial entre o leite e o corante permitindo que estes se misturem, criando um efeito visual muito atrativo.

Lâmpada de lava: baseando num conceito fundamental da Física, a densidade, os alunos puderam construir a sua própria lâmpada de lava com vinagre, óleo, bicarbonato de sódio e corante alimentar.

Indicador de pH: aproveitando a propriedade natural das antocianinas em mudarem de cor de acordo com o pH do meio, os nossos alunos conseguiram demonstrar a diferença entre um ácido e uma base. A couve roxa foi o indicador natural de pH escolhido.

Vulcão: através de uma reação química entre o bicarbonato de sódio e o vinagre, os nossos pequenos cientistas fizeram explodir um vulcão várias vezes por dia.

A interação com os restantes alunos foi o outro ponto alto deste dia. Todos os alunos da EPRD mostraram grande interesse em participar nas diversas experiências científicas pedindo explicação aos seus colegas assim como para repetir a realização das experiências.


A comunidade escolar agradece aos investigadores Joana Teixeira e José Pedro Rocha pela sua disponibilidade e contribuição inestimável, bem como aos alunos envolvidos na organização desta atividade. Que esta seja apenas a primeira de muitas iniciativas que motivam os nossos jovens a entrar no mundo da ciência.

 



Author


Avatar