Procuras o Curso Profissional Técnico/a Comercial?
O Técnico/a Comercial é o/a profissional qualificado/a para vender produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, tendo em vista a satisfação dos clientes.
Faz já a tua pré - inscrição
Habilitações
12º ano de escolaridade + Certificado Profissional Nível 4.
Condições de acesso
- Idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos; - Ter concluído o 9º ano de escolaridade ou equivalente.
Duração
3 anos
Subsídios
- Bolsa de material; - Subsídio de alimentação; - Subsídio de transporte.
Benefícios
- Estágios nacionais/ internacionais; - Acesso ao ensino superior; - Ensino com forte componente prática.
Oportunidades
- Programa Erasmus +; - Projeto Dória +; - Projetos específicos de cada curso.
ATIVIDADES PRINCIPAIS
Aplicar as técnicas de organização do trabalho no desenvolvimento da atividade comercial.
Identificar as características, finalidades, modos de utilização, específicações e critérios de classificação dos produtos e/ou serviços do ramo em que atua.
Identificar o tipo de cliente e de mercado em que a empresa atua, através de observação direta ou por consulta a várias fontes.
Utilizar técnicas de recolha de informação sobre a concorrência e sua atuação tendo em vista a análise de mercado.
Interpretar listagens de produtos e/ou serviços, os respetivos preçários e outra documentação respeitante à atividade comercial.
Utilizar as técnicas de venda no atendimento de clientes.
Utilizar as técnicas do serviço pós-venda, nomeadamente as relativas a troca de produtos e a reembolsos.
Aplicar as operações de cálculo comercial no processamento da venda de produtos e/ou serviços.
Aplicar as técnicas de merchandising na organização e animação do ponto de venda.
Identificar os documentos comerciais e utilizar os relativos ao processo de venda.
Utilizar os equipamentos informáticos e as aplicações específicas da área comercial nomeadamente os de leitura ótica.
Utilizar os procedimentos relativos às operações de caixa.
Aplicar as técnicas de controlo de stocks, inventariação e registo de produtos.
Aplicar as competências linguísticas na comunicação em língua portuguesa.
Aplicar as competências linguísticas na comunicação em língua inglesa e francesa ou outra língua estrangeira adequadas à atividade comercial.
Utilizar as técnicas de argumentação no atendimento de clientes.
Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde da atividade comercial e as respeitantes aos produtos comercializados.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Empresas públicas ou privadas de venda de bens e/ou serviços;
- Lojas, armazéns, centros comerciais, supermercados, entre outros.
REFERENCIAL
Consulta o referencial de formação aqui.