Eventos

Cinco olhares sobre Auschwitz

No próximo dia 7 de dezembro, pelas 19.00 horas, vai ser dinamizada na Casa das Associações a inauguração da exposição intitulada Cinco olhares sobre Auschwitz, no âmbito do desenvolvimento do Projeto Erasmus + “Traces of Jewish life in Europe” da Escola Profissional Raúl Dória.

 

O Gabinete da Juventude da Câmara Municipal do Porto apoia esta iniciativa, pela importância do tema em questão, que mostra trabalhos da autoria de alunos e professores portugueses, alemães, polacos, romenos e gregos, todos eles envolvidos num projecto de aprendizagem e de pensamento crítico, intitulado “Local Traces of Jewish life in Europe”, sobre a vida e influência cultural dos judeus nos cinco países.

 

No âmbito do projecto, está prevista a edição online de um livro com os resultados de uma pesquisa realizada ao longo de dois anos sobre a herança judaica. A obra, segundo Suzana Melo, professora da Escola Profissional Raul Dória e uma das dinamizadoras do projecto, contribuirá para “uma compreensão inter-regional e multidimensional da história judaica em cada região e país, abarcando todo o património cultural, desde a língua, tradições populares, passando pela gastronomia até à arquitectura e produção artística”.

 

A responsável  da Escola Profissional Raúl Dória, vai tornar pública uma exposição, composta por 50 fotografias a preto e branco, de tamanho A4, sobre o campo de concentração de Auschwitz. As fotografias a expôr pretendem partilhar os diferentes olhares de jovens portugueses, alemães, polacos, romenos e gregos aquando da sua visita ao local, em abril do corrente ano, e será acompanhada de excertos literários de autores judeus ou de ascendência judaica de cada país representado.

 

Segundo Suzana Melo, “Local Traces of Jewish life in Europe” quer fomentar “o caminho para a tolerância e o diálogo intercultural, que fomenta o respeito pelo outro e pela diferença, que combate o medo e a ignorância, actuando junto dos nossos jovens, procurando educá-los e ensiná-los a compreender a História e a compreender o outro”.

A inauguração é aberta ao público e contará com a presença dos elementos das diferentes delegações presentes em Portugal. Poderá visitar a exposição na Casa das Associações durante todo o mês de dezembro, das 9 às 22 horas.