Erasmus

Alunos poderão realizar mobilidades em França e Itália no âmbito do Erasmus+

No âmbito do projeto Erasmus+ intitulado “Partages d´Ici et d´Ailleurs” que tem como língua oficial o Francês, os nossos alunos das turmas de Francês terão a oportunidade de realizar duas mobilidades no início do próximo ano.

 

 

O projeto Partages d´Ici et d´Ailleurs

 

O projeto intitulado Partages d´Ici et d´Ailleurs (Ka2; Projeto nº 2019-1-FR01-KA229-062231_1) tem como língua oficial o Francês e encontra-se a ser desenvolvido desde o ano letivo 2019/2020, período durante o qual as quatro escolas implementarão atividades orientadas para a análise e avaliação da imigração e a sua integração em sociedades culturalmente complexas e plurais a partir da experiência dos seus alunos.

Estes encontros articulam o desenvolvimento do projeto e proporcionam o intercâmbio de experiências presenciais entre professores e alunos das escolas participantes.

 

 

Mobilidades

 

Para o presente ano letivo estão previstas duas mobilidades para 8 alunos que frequentem a disciplina de Língua Francesa, nomeadamente:

1ª Mobilidade: Itália no período de 6 a 12 de fevereiro de 2022;

2ª Mobilidade: França no período de 1 de março a 9 de março de 2022.

 

 

Seleção dos alunos participantes

 

0 perfil dos participantes envolvidos é avaliado e definido de acordo com a tipologia do projeto aprovado em candidatura, sendo que apenas são candidatos os alunos que frequentem a disciplina de Língua Francesa.

As premissas a ter em conta no processo de seleção são várias, nomeadamente:

  1. Alunos que devido ao contexto familiar, social ou económico estejam impedidos de, autonomamente, realizarem qualquer viagem;

  2. Alunos com maturidade, perfil e capacidade de adaptação a projetos do tipo Erasmus+;

  3. Alunos que colaboram ativamente nas atividades extracurriculares da escola;

  4. Alunos com bom nível e fluência de língua francesa.

Importa ressalvar que não são admitidos neste projeto alunos com registo de ocorrências disciplinares.

 

 

Atividades e Prazos

 

Serão efetuadas atividades de preparação em dia e hora a designar que têm como objetivo o envolvimento e a criação de condições para que a mobilidade dos alunos seja o melhor possível, quer a nível pessoal, profissional e cultural.

 

De acordo com a informação já disponibilizada aos alunos que cumprem os requisitos para poder participar neste projeto Erasmus+, relembramos os seguintes prazos:

 

Até 2 de novembro de 2021: Preenchimento da inscrição através do formulário para o efeito e entrega da ficha de autorização de participação no projeto assinada pelo encarregado de educação.

 

Até dia 12 de novembro de 2021: Envio da carta de motivação e curriculum vitae.

 

Até dia 19 de novembro de 2021: Prova escrita e oral de Língua Francesa, em dia a anunciar;

 

Primeira semana de dezembro: Publicitação dos selecionados.