Solidariedade

Alunos da Raul Dória fazem doação de sangue no IPST

No dia 3 de maio alguns alunos da Escola Profissional Raul Dória resolveram fazer doação de sangue no IPST (Instituto Português do Sangue e da Transplantação), mostrando que se preocupam em salvar vidas!

Não é fácil consciencializar os alunos para a doação de sangue e, por isso, o professor Bruno Moreira, da Área de Integração, contactou Instituto Português do Sangue e da Transplantação que se prontificou a vir até à Raul Dória falar com os nossos alunos. A Dra. Maria João Medeiros transmitiu aos nossos alunos a importância de se ser dador de sangue e respondeu a todas as dúvidas existentes. 

A verdade é que não foi fácil termos alunos a quererem ser dadores de sangue, mas conseguimos! E foi com muito orgulho que o professor Bruno levou os alunos até ao IPST para estes fazerem a sua doação de sangue!


Como surgiu a ideia da doação de sangue?

 

Em janeiro de 2022, a SIC Notícias deu a notícia de que a situação atual é preocupante dado que as reservas de sangue se encontram entre os 3 e os 37 dias. Neste momento cerca de 1 milhão de pessoas encontram-se confinadas, e os dadores fazem parte destas pessoas. Por outro lado, os hospitais ainda se encontram a recuperar da pandemia e como tal, as reservas de sangue encontram-se a níveis extremamente preocupantes.


O Instituto Português do Sangue e da Transplantação fez novo apelo afirmando:

“Apesar de todo o reforço na promoção da dádiva de sangue, nomeadamente através de ‘spots’ de rádio e nas redes sociais, torna-se necessário mobilizar todos os que estejam em condições de fazer uma dádiva de sangue, nomeadamente os que nunca deram sangue e os que não efetuam uma dádiva há mais de um ano, contribuindo assim para a imprescindível estabilidade das reservas. É muito importante o reforço imediato das dádivas de sangue, pois só assim os doentes podem receber os tratamentos que necessitam”

Perante notícias destas, o professor Bruno Moreira resolveu atuar. O que começou por ser a visualização de uma notícia, culminou com os nossos alunos a fazerem doação de sangue.

Raul Dória no IPST