Parlamento dos Jovens, Raul Dória
Alunos da EPRD no Parlamento dos Jovens
Os alunos da EPRD encontram-se a participar no Parlamento dos Jovens, que nesta 29.ª edição se dedica à celebração dos 50 anos do 25 de abril, desafiando os jovens para o debate dos valores de abril na Educação.
Participar no Parlamento dos Jovens é um desafio muito significativo para os jovens, pois os valores da democracia e da liberdade que foram instituídos há 50 anos são fundamentais para a sociedade em que vivemos. Através do Parlamento dos Jovens, os alunos têm a oportunidade de contribuir para a discussão sobre as políticas públicas e os valores que norteiam a nossa sociedade. É uma oportunidade para eles aprenderem mais sobre a nossa história e, ao mesmo tempo, fazerem parte desta história.
Os temas que serão debatidos no Parlamento dos Jovens são relevantes para a educação e para a sociedade portuguesa em geral. Será discutido o papel da escola na promoção dos valores de abril, bem como a importância da educação para a cidadania e para a democracia. Também serão abordados temas como a desigualdade social e o acesso à educação.
O processo de eleição das listas foi bastante renhido, com duas listas a participar. Após as eleições, realizadas no dia 12 de dezembro, apuramos que a Lista A elegeu 7 deputados e a Lista B 8 deputados. Estes deputados terão a responsabilidade de representar a escola e de levar as ideias dos alunos para o Parlamento.
A participação dos alunos da EPRD no Parlamento dos Jovens é uma demonstração clara de que a escola está comprometida com a formação integral dos seus alunos. A escola não se preocupa apenas com o desenvolvimento dos conhecimentos técnicos, mas também com a formação dos cidadãos. É importante para a EPRD criar oportunidades que permitam aos nossos alunos aprender a ser ativos na sociedade em que vivem, a dar voz às suas ideias e a trabalhar em equipa na busca de soluções para os problemas.
De acordo, com o responsável pelo projeto, o professor Joaquim Santos,
“Participar no Parlamento dos Jovens é uma oportunidade para os nossos alunos ficarem a conhecer as regras do funcionamento da nossa democracia.”