pesquisa

Praça da República, 93 A
4050- 497 PORTO
Técnico/a de TURISMO

 

 

 

 

 

 

 

PERFIL DE DESEMPENHO

 

 

Técnico de Turismo é o profissional que executa serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de recepção e acolhimento em estabelecimentos unidades turísticas. 

As actividades fundamentais a desempenhar por este técnico são:

  • Desenvolver os serviços de informação, organização e animação de eventos em empresas de turismo:

 

    ► prestar informações de carácter turístico sobre o país e sobre o local onde se encontra;

    ► organizar e acompanhar programas de animação;

    ► organizar eventos, conferências e programas especiais para grupos;

    ► proceder ao atendimento e acompanhamento de clientes, identificando as suas necessidades e orientando as suas escolhas;

  • Executar serviços em agências de viagens:

 

    ►apresentar, aconselhar e propor ao cliente diversos tipos de produtos turísticos adequados à sua motivação e interesses;

    ► transmitir aos clientes toda a informação e documentação relativa ao serviço turístico solicitado;

    ► efectuar as reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens ou serviços a prestar;

    ► proceder à venda e facturação dos serviços prestados;

    ► organizar processos individuais de clientes, efectuar transfers de chegada e partida;

    ► prestar assistência em aeroportos (chegadas e partidas);

    ► realizar programas de viagens, conferências, etc. ;

    ► organizar eventos e programas para grupos especiais;

    ► proceder ao acompanhamento de fornecedores de serviços de agências de viagens, tais como operadores turísticos, empresas ou clientes individuais em fase de contratação;

    ► organizar o arquivo da agência de viagens;

    Executar os serviços de recepção e acolhimento em unidades turísticas:

    ► efectuar a pesquisa de diversos tipos de informação turística;

    ► prestar informação e promover produtos e serviços turísticos;

    ► vender produtos e serviços turísticos;

    ► efectuar as operações de reservas;

    ► prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;

    ► prestar assistência ao cliente;

    ► realizar o atendimento e a recepção do cliente.

 

PLANO DE FORMAÇÃO

Para mais informações sobre o programa das disciplinas, consultar o site da ANQ:

http://www.anq.gov.pt