pesquisa

Praça da República, 93 A
4050- 497 PORTO

raul Doria e a sua escola

Raul Montes da SIlva Dória fundou a Escola Prática Comercial Raul Dória  a 30 de Novembro de 1902, na cidade do Porto.

Vocacionada para o ensino técnico comercial, a Escola Prática Comercial Raul Dória teve início na Monarquia, passou pela Primeira República e veio até ao ano letivo de 1963/1964. Instalada durante dois anos na rua do Bonjardim, rapidamente sentiu necessidade de mudar de instalações, o que ocorreu em 1904 para a rua Fernandes Tomás, onde veio a permanecer três anos, altura em que se fixou definitivamente no denominado Palácio das Lousas, na rua Gonçalo Cristóvão, a 9 de Outubro de 1907.

Considerada a primeira Escola de ensino comercial na Península Ibérica, baseou-se em métodos de instituições europeias colocando a tónica no ensino prático, para o qual possuía instalações e material didático onde os alunos praticavam o que aprendiam na teoria. A finalidade da Escola Prática Comercial Raul Dória era suprimir as necessidades que se faziam sentir nas casas de comércio, dando-lhes conhecimentos práticos e técnicos de imediata utilidade.

Entre o conjunto dos cursos lecionados destacavam-se: Preparatório, Elementar/Empregado de Comércio ou Escritório, Complementar, Caixeiro-viajante, Colonial, Secundário/Superior de Comércio, Economia Doméstica e Guarda-Livros, sendo que este último, foi o curso mais frequentado. A Escola recebia alunos externos e internos, ministrava cursos noturnos e por correspondência.

Vista como um estabelecimento modelo, era preferida a nível nacional pelos que desejavam seguir a carreira do comércio. Desde o ano lectivo de 1910/1911 até ao ano lectivo de 1963/1964, a Escola obteve 8450 inscrições/matrículas, verificando-se uma maior procura de formação nesta Escola, durante toda a década de 1910 até ao ano lectivo de 1923/1924. A imprensa jornalística nas notícias que ia publicando sobre a Escola, fazia referência ao método adotado e às vantagens que oferecia, considerando-a única no seu género no nosso país, oferecendo confronto às congéneres estrangeiras.

FOTOGALERIA

A Escola Prática Raul Dória nas sua diferentes localizações: Rua do Bonjardim, Rua de Fernandes Tomás e Rua Gonçalo Cristóvão.

Vista lateral da Escola no Palácio das Lousas, na Rua Gonçalo Cristóvão.

Corpo diretivo da escola

Interiores da escola onde eram recriados cenários de Instiuições financeiras, admnistrativas e de comércio.

Ficha de Matrícula

Anúncio publicitário- 1910

Publicidade- 1908 e Revista 'Guarda-Livros'

Fotos : Hemeroteca digital

Links:

O Professor Raul Dòria e a sua escola- A. Álvado Dória

A escola Prática Comercial Raul Dória: Memória de um espaço de ensino comercial ( 1902-1964)- Mário Lázaro Santos Vieira

 

VOLTAR